quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Ignorancia anda a Cavalo e não é Cowboy

A Revista Veja tem o dom de se posicionar do lado errado em quase todas as questões que aborda. Desta vez a inépcia se manifestou na pessoa de Marcelo Marthe, através de uma crítica da trilha sonora da novela Paraíso. Revoltado com fato da novela ser uma vitrine para a nova geração da música sertaneja, o crítico vocifera tal qual um senador da república com o dedo em riste em direção as 106.000 mil cópias vendidas.
Quero deixar bem claro, respeito as críticas, elas são extremamente necessárias em um ambiente democrático. Só que existem críticas e críticas. Este cidadão expressou sua fúria sem um mínimo conhecimento de causa. Chamar Victor & Leo, dois caras que ralaram anos e anos a fio até conseguirem seu lugar ao sol, de mauricinhos do Sertanejo Universitário é um disparate que só encontra eco nos comentários da Kriss em diversas comunidades do Orkut.
Uma que de mauricinhos eles não tem nada e outra que é público que Victor & Leo não se consideram universitários e nem construiram sua carreira tocando em bares de universitários. Em outro trecho, o respeitável senhor que provavelmente tem uma esposa monomaníaca por Victor & Leo (e existem milhares delas pelo Brasil inteiro, basta conferir a quantidade de fakes para enrolar maridos que tem na comunidade da dupla) desce a lenha numa das maiores revelações femininas do gênero, Paula Fernandes. Ele se sentiu incomodado com o verso "dorme serena no sereno e sonha". Chamou o verso de medonho. Talvez ele prefira "você desaba em mim e eu oceano" ou então "amor i love you".
Só que quando a pessoa enfia o pé na jaca e por pura teimosia insiste em chafurdar, consegue se superar inúmeras vezes. Destilando um fino preconceito aperfeiçoado por anos e anos de sentimento de superioridade cultural, insinua que os diálogos da novela, com expressões como "marluco"e "nóis faiz" casa direitinho com a música Jeca Tatu que o pessoal do sertanejo toca.
Não estou aqui de mi mi mi só porque o crítico falou mal do Victor & Leo, mas sim porque ele fez isso sem um mínimo de conhecimento de causa, esse cara nunca escutou um disco de sertanejo inteiro. Esse cara não entende como funciona a dinâmica da música sertaneja e aida por cima demonstra claramente no texto que acha que só gente ignorante e caipira gosta. Isso tem que acabar e espero que surjam na esteira mais e mais pessoas denunciando isso em blogs, redes sociais e fóruns diversos.
O fim desse preconceito é minha principal bandeira e como sou realista e exijo o impossível, não desistirei nunca e usarei todas as armas que tiverem a minha disposição nessa luta implacável.
 
Timóteo Timpin Pinto
 
 
É isso aí Timóteo, tenha certeza que o Blog V&L - @lagoas está contigo e assina embaixo tudo o que você comentou...